Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MUSICPORTUGAL

APOIAMOS O TALENTO NACIONAL! đŸ‡”đŸ‡č

23.04.20

GOOGLE LANÇA O PROJETO "COVID-19 COMMUNITY MOBILITY REPORTS" ONDE PODES DESCOBRIR QUAIS FORAM AS MUDANÇAS DE HÁBITOS DAS PESSOAS ANTES E DEPOIS DO INÍCIO DA PANDEMIA


Tiago Ferreira

O coronavírus mudou um bocadinho o nosso mundo. Deixåmos de estar todos juntos, passamos a estar mais tempo em casa, não fomos mais ao nosso restaurante preferido, etc. São vårias as mudanças nos håbitos de milhares de pessoas antes e depois do início da pandemia. 

 

Uma coisa Ă© certa, mesmo que isto passe, vamos continuar a "sofrer" com algumas medidas de segurança, como o uso obrigatĂłrio de mĂĄscara e luvas. Enquanto nĂŁo existir uma vacina para o COVID-19, os nĂșmeros vĂŁo continuar a subir, mesmo que de forma moderada ou lenta, e vamos continuar a estar proibidos de fazer algumas coisas.

É preciso não perder esperança... vai demorar, mas vai correr tudo bem!

 

À medida que as comunidades globais respondem ao vĂ­rus, a Google ouviu das autoridades de saĂșde pĂșblica que o mesmo tipo de informaçÔes agregadas e anĂŽnimas que usam em produtos como o Google Maps, as mesmas informaçÔes podiam ser Ășteis pois tomam decisĂ”es crĂ­ticas para combater o COVID-19.

 

Caso nĂŁo saibas, o Google Maps armazena vĂĄrias informaçÔes e sabe de forma bastante surpreendente se estamos ou nĂŁo a cumprir as recomendaçÔes das autoridades de saĂșde e como Ă© que os nossos hĂĄbitos diĂĄrios em termos de mobilidade se alteraram... um bocadinho assustador, saber que a Google recolhe essas informaçÔes sobre nĂłs, mas isso Ă© outra conversa. É importante referir, que a Google quando trata desses dados o que importa sĂŁo as tendĂȘncias globais e nĂŁo o que cada um de nĂłs faz.

 

Graças a esses dados, foi possĂ­vel Ă  empresa compilar todos essas informaçÔes no projeto "COVID-19 COMMUNITY MOBILITY REPORTS". Aqui podemos encontrar relatĂłrios por paĂ­s que mostram entĂŁo quais foram as diferenças nos hĂĄbitos antes e depois do inĂ­cio da pandemia do coronavĂ­rus. Nesta plataforma conseguimos saber ainda o que Ă© que mudou ao nĂ­vel da procura de artigos ou espaços de lazer, comĂ©rcio, transportes pĂșblicos, farmĂĄcias, etc.

 

Na pågina oficial do projeto, conseguimos então encontrar os dados por país... os ficheiros estão disponíveis no formato PDF para que os possas descarregar e analisar com mais atenção. Para esta notícia, pegamos obviamente no ficheiro "Portugal".

 

Através deste documento, conseguimos saber que...

[dados entre 29 de fevereiro e 11 de abril de 2020]

 

 - As tendĂȘncias de mobilidade para lugares como restaurantes, cafĂ©s, centros comerciais, parques temĂĄticos, museus, bibliotecas ou cinemas caĂ­ram -78%;

 - Idas a lugares como supermercados, mercados, drogarias, e farmåcias caíram -40%;

 - Idas a parques, praias, jardins pĂșblicos tambĂ©m caĂ­ram -73%;

 - Utilização de transportes pĂșblicos como metro, autocarros, comboio caĂ­ram -77%;

 - Idas para os locais de trabalho reduziram em -58%;

 - A taxa de ficar em casa aumentou, como seria de esperar, em +26%.

 

No documento, consegues analisar os dados por cidade (Porto, Lisboa, Açores, etc.).

https://www.gstatic.com/covid19/mobility/2020-04-11_PT_Mobility_Report_en.pdf

 

É uma excelente ideia a Google partilhar estes dados com todos nĂłs, mas a empresa diz que a principal ideia desta plataforma Ă© servir as autoridades pĂșblicas de saĂșde na ajuda ao combate do vĂ­rus. Segundo informaçÔes do blog oficial da Google, “AlĂ©m de outros recursos que as autoridades de saĂșde pĂșblica possam ter, esperamos que esses relatĂłrios ajudem a apoiar decisĂ”es sobre como gerir a pandemia de Covid-19. Por exemplo, estas informaçÔes podem ajudar as autoridades a entender mudanças em viagens essenciais que podem moldar recomendaçÔes sobre os horĂĄrios comerciais ou informar as ofertas de serviços de entrega. Da mesma forma, visitas persistentes a pontos de transportes pĂșblicos podem indicar a necessidade de adicionar mais autocarros ou comboios para permitir que as pessoas que precisam viajar para o espaço se espalhem para o distanciamento social”.

 

Faz a tua parte, e fica em casa!

Se tiveres que sair de casa, não te esqueças de usar måscara e luvas... a segurança deve ser a tua principal prioridade.

Vai ficar tudo bem! Acredita.

 

google.jpg

FONTE NOTÍCIA: https://shifter.sapo.pt/2020/04/google-relatorio-covid-19/

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.