Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MUSICPORTUGAL

Um novo conceito de Música / A new concept of Music

Festival Matosinhos em Jazz em Julho - Mário Laginha, Cristina Branco, Oficina Arara, AKACorleone entre os artistas que compõem cartaz integral

Festival Matosinhos em Jazz, que decorre todos os sábados e domingos de julho a partir das 18h, recebe Mário Laginha Trio, o grupo LokomotivCristina Branco e os artistas Oficina Arara e AKACorelone. Estes são alguns dos nomes que compõem o cartaz do festival que acontece no Coretojunto à Câmara Municipal.

 

O jazz e as suas margens mais extensas constituem parte primordial deste festival que decorre em Julho. Projectos como a revisitação aos clássicos do jazz cantado por Elas e o Jazz, o conjunto de músicos Coreto Porta Jazz, a dupla Songbird (João Hasselberg e Luis Figueiredo), bem como o grupo que mistura integrantes do Canadá e Congo (Jazzamboka) constituem o leque de artistas que sobe ao Coreto, sempre às 18h.

 


No Matosinhos em Jazz a música funde-se com artes visuais e o desafio para apresentação de obras inéditas de 4 artistas nacionais, tendo por base 4 capas de discos icónicos do jazz. Oficina Arara, AKACorleoneNash Does Work e a dupla Francisco Queimadela e Mariana Caló formam o quarteto que trabalham peças exclusivas que ficam expostas durante o mês de Julho, junto ao Coreto onde decorrem os espectáculos.

 

Também a palavra ganha preponderância, e para a tarde do dia 7 de Julho (17h) está marcado uma conferência/debate sob o desígnio de “O Jazz Agora” e nele participam figuras como o mentor da Orquestra Jazz de MatosinhosPedro Guedes, o programador do icónico Maus Hábitos (Luis Salgado), a importância da rádio com Joaquim Mota (Radio Nova)Luis Figueiredo (músico e produtor), e moderação de Helena Teixeira da Silva (jornalista do JN).

 

Festival Matosinhos em Jazz em Julho.png