Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MUSICPORTUGAL

APOIAMOS O TALENTO NACIONAL! 🇵🇹

07.06.15

ESPECIAL I Guia de Preparação para os Exames Nacionais


Tiago Ferreira

A #musicportugal quer estar do teu lado, e é por isso que hoje temos só para ti um Guia ESPECIAL de Prepararação para os Exames Nacionais.

Tudo o que precisas de saber.... as dicas... e muito mais, neste ESPECIAL INFORMAÇÃO do teu blog!

 

Um dos momentos mais decisivos no percurso escolar de um estudante é a realização de Exames Nacionais. Por um lado, o aluno termina um ciclo de estudos fundamental para a sua formação pessoal e académica; por outro, vai entrar no mercado de trabalho ou vai iniciar um outro patamar escolar.

Quer se encontre numa situação ou noutra, é reconhecido para todos que uma sólida formação, consolidada com conhecimentos científicos bem enraizados, é um trunfo sempre disponível no momento de encarar esta nova etapa da vida. Daí que, no final de um ciclo de escolaridade, os alunos sejam sujeitos a um exame nacional, que tem como objetivo aferir os seus conhecimentos.

Em todas as disciplinas, é muito importante, para o aluno, ter à sua disposição vários instrumentos de trabalho que sirvam de guia ao seu estudo - o manual escolar e um conjunto de provas escritas que faculte uma ideia aproximada do que encontrará no exame nacional.

 

ESTRATÉGIAS:

  • Estabelecer um horário de estudo e orientá-lo por objectivos. O estudo deve ser interrompido por períodos de relaxamento. O método de estudo é também muito importante: - estudar a teoria e a prática, isto é, não se debruçar apenas sobre o como fazer teórico e não praticar exercícios, como não fazer apenas exercícios práticos e descurar os aspectos teóricos.

  • Se gostas de escrever e o teu método de estudo já inclui o que vulgarmente chamam de resumos da matéria, então lança mãos à obra e começa o quanto antes. Assim, deverás disponibilizar algum tempo das tuas férias para fazer resumos da matéria, no final de cada período, ao longo dos 3 anos. Se já tens resumo da matéria para os testes, melhor ainda, faz um resumo desses mesmos resumos. Atenção que reunir os resumos que já tens feitos parece pouco agora, mas no final dos 3 anos será um autêntico livro e demasiado extenso.
  • Durante as tuas férias disponibiliza sempre um tempo para dedicares aos exames começando já durante o 10º ano, a resolver esses exames. Se conseguires identificar sozinho as questões que estás apto a resolver ótimo, senão deves pedires a um explicador ou ao teu professor que te diga quais as perguntas que são adequadas para cada ano.
  • Esta estratégia adequa-se a toda a gente, independentemente do método de estudo que adotes. É uma enorme ajuda se começares por desenvolver o que tens mais dificuldade, ou seja focares -te um pouco mais na parte da matéria que costumas errar nos testes.

DURANTE OS EXAMES:

  • Por fim, para o dia do exame, é importante que não fiques demasiado nervoso, pode bloquear o teu pensamento, mas também não vás demasiado relaxado. A expetativa e aquele friozinho na barriga põem a adrenalina a percorrer pelo corpo e ajudam a desenvolver o raciocínio, desde que não seja em demasia. É importante que encontres o teu meio-termo.
  • Não desperdiçar muito tempo em cada questão. Se não souber a resposta, deve prosseguir e voltar atrás só quando tiver respondido a todas as questões que sabe. Nessa altura, a pressão a que está sujeito é menor e terá maior possibilidade de encontrar forma de a resolver.
  • Não pensar no resultado que quer (ou precisa) obter naquela prova, mas concentrar-se apenas em obter o melhor resultado possível.
  • Evitar pensamentos do tipo "tenho que conseguir uma ótima nota", "este exame é decisivo", "eu não consigo", etc. É importante substituir estes pensamentos por outros mais razoáveis, como, por exemplo, "vou fazer o melhor que posso".
  • Realizar algumas respirações profundas e descontrair os músculos que sentir tensos.
  • Ler as questões com calma e atenção. A ansiedade, muitas vezes, causa precipitação, fazendo com que não se tomem em consideração informações importantes.
  • Começar pelas questões onde está mais seguro e ir reforçando positivamente aquilo que for concluindo.

APÓS A REALIZAÇÃO DO EXAME:

  • O período após o exame é também importante. O “descanso do guerreiro” após uma “batalha” retempera as forças e eleva o espírito. Não estudar durante o dia em que se fez um exame e envolver-se em outras atividades (cinema, desporto, etc.) pode ser muito benéfico para o exame seguinte. Se o exame realizado não correu bem, deve analisar o que aconteceu de forma a melhorar o seu desempenho numa próxima oportunidade.

A #musicportugal deseja-te BOA SORTE para os Exames Nacionais.

Caso ainda não saibas quais são as datas dos exames que vais realizar, aqui fica o LINK do calendário completo de exames de todos os anos, e da primeira e segunda fases.

http://www.examesnacionais.com.pt/calendario_exames_nacionais_2015.php

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.