Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MUSICPORTUGAL

APOIAMOS O TALENTO NACIONAL

MUSICPORTUGAL

PUBLICIDADE

10 de Outubro, 2019

Dicas para conservar o vinil

Estamos no final de 2019 e os discos de vinil continuam a ser moda, devido ao seu formato e qualidade. Quem os coleciona jรก sabe de trรกs para a frente quais sรฃo as melhores formas de o conservar, mas quem vai agora comeรงar a colecionar LP's precisa de saber algumas coisas... aqui ficam as nossas melhores dicas para conservares e aproveitares ao mรกximo o vinil:

ย 

ย - Nรฃo toques nele! Pode parecer estranho, mas dedos engordurados, empoeirados e carregados de outras substรขncias estranhas podem ajudar a arranhar e a manchar o vinil. Pegua sempre nele pelas bordas, pela etiqueta no centro do disco ou segura-o dentro da sua capa.

ย 

ย - Mesmo dentro das capas do vinil, o disco vai ficando sujo... nรฃo existem fรณrmulas milagrosas de limpeza, por isso o ideal รฉ partires da tradicional รกgua e sabรฃo (para remover gordura).ย Segundo o site catawiki, "Utilize um pano de limpeza de microfibra macio e limpo para uma limpeza profunda. Este tecido remove a sujidade facilmente e tambรฉm absorve รณleos. Molhe o pano em รกgua quente, mas certifique-se de que nรฃo estรก demasiado molhado e de que nรฃo deixa qualquer รกgua no vinil. Passe o pano com os dedos num movimento circular ao longo das ranhuras. Comece pelo centro e desloque-se em direรงรฃo ร  extremidade. Depois, siga na direรงรฃo contrรกria em direรงรฃo ao interior. Se o fizer diversas vezes, os seus discos ficarรฃo novamente limpos. Faรงa uma รบltima passagem utilizando apenas รกgua para garantir que nรฃo fica sabรฃo no disco." Limpa o vinil sempre com uma escova de fibra de carbono, antes e depois de os ouvires. Isto impede a acumulaรงรฃo da sujidade e do pรณ. Limpa tambรฉm a agulha, o prato giratรณrio e os cartuchos do gira discos, porque eles tambรฉm podem afetar o estado dos teus vinis.

ย 

ย - Organiza os teus LP's sempre de forma vertical,ย em pรฉ, e de preferรชncia sem deixar espaรงos grandes entre um e outro.

ย 

ย - Utiliza capas de plรกstico que protejam o exterior do LP e capas anti-estรกticas que protejam o interior do LP.

ย 

ย - Verifica sempre a agulha do teu gira-discos! Se a agulha jรก estiver muito gasta, vai comeรงar a riscar o vinil e vai parecer que o mesmo nรฃo tem nenhuma faixa gravada. Renova a agulha junto de um profissional.

ย 

ย - Se tiveres dรบvidas sobre o estado do teu gira-discos, visita uma loja de mรบsica... se quiseres comprar mais vinis para a tua coleรงรฃo aconselho aย https://www.fnac.pt/ย e aย https://www.cdgo.com/.

ย 

Agora que tens uma noรงรฃo de o que vinil precisa de ser tratado com muito amor e carinho, jรก podes aproveitar ao mรกximo a tua mรบsica! Se tiveres mais dicas de como conservar o vinil, envia-nos uma mensagem para radiomusicportugal@gmail.com.

ย 

1_wVYbIS-JknBNdpWcDfYIDw.jpeg

๐—ฐ๐—ผ๐—บ๐—ฒ๐—ป๐˜๐—ฎ๐—ฟ:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.