Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MUSICPORTUGAL

APOIAMOS O TALENTO NACIONAL! 🇵🇹

01.07.15

Conhecer a cidade do PORTO através da música


Tiago Ferreira

O Porto, uma das mais belas cidades de Portugal!! "Há muito, muito tempo, quase nos primórdios da civilização, havia um lugar ao qual chamaram Porto por ser de paragem obrigatória às gentes que viajavam no país. Nesse lugar havia um rio chamado Douro por ter em si muitas e belas riquezas.
A terminologia da palavra aponta para portus, a porta, topónimo que traduz a vida comercial e o desejo de um povo pioneiro na descoberta do desconhecido. A constituição das suas origens como cidade data de 417.
Ao longo dos séculos foram vários os seus governantes, citando-se entre outros os Suervos, os Godos, e mesmo os Mouros que por aqui passaram até ao reinado d’El Rei D. Afonso I, de cognome o Católico. Nas vicissitudes da Reconquista conhece por várias vezes a destruição."

Ir á cidade do Porto, é sempre uma das melhores sugestões para se passear em família ou com amigos. Fica-se sempre a conhecer um pouco melhor a cidade, através dos seus edifícios histórios, das atividades turisticas de lazer que levam por vezes milhares de pessoas ao Porto, pela inorme variedade de restaurantes, cafés.......... tudo o que se encontra no Porto tem sempre uma história para se conhecer!!! Caminhar pelo Porto e ouvir grandes músicas é uma das minhas atividades preferidas. Quem quer conhecer melhor a cidade, nada melhor do que através da MÚSICA! :)

Uma das músicas mais conhecidas por todos os portugueses é a do cantor Rui Veloso, "Porto Sentido"! "O Rui Veloso nasceu em Lisboa, mas foi criado desde os três meses de idade no Porto, e é filho do engenheiro Aureliano Capelo Veloso, ex-presidente da Câmara Municipal do Porto. É igualmente sobrinho paterno do General Pires Veloso, ex-governador de São Tomé e Príncipe. Cantor, compositor e guitarrista, começou a tocar harmónica aos seis anos. Mais tarde deixar-se-ia influenciar por B. B. King e Eric Clapton, e lançou, com vinte e três anos, o álbum que o projectou no panorama da música nacional, Ar de Rock. Dele fazia parte a faixa Chico Fininho, um dos maiores sucessos da obra de Rui Veloso e de Carlos Tê, seu letrista. Entre os seus restantes sucessos fazem parte Porto Sentido, Não Há Estrelas No Céu, Sei de Uma Camponesa, A Paixão (Segundo Nicolau da Viola) e Porto Covo." https://pt.wikipedia.org/wiki/Rui_Veloso

A música "PORTO SENTIDO" foi lançada em 1987.

 

LETRA - "Porto Sentido"

Quem vem e atravessa o rio
Junto à serra do Pilar
vê um velho casario
que se estende até ao mar

 

Quem te vê ao vir da ponte
és cascata são-joanina
erigida sobre um monte
no meio da neblina.

Por ruelas e calçadas
da Ribeira até à Foz
por pedras sujas e gastas
e lampiões tristes e sós.

E esse teu ar grave e sério


num rosto de cantaria

que nos oculta o mistério
dessa luz bela e sombria

[refrão]
Ver-te assim abandonado
nesse timbre pardacento
nesse teu jeito fechado
de quem mói um sentimento

E é sempre a primeira vez
em cada regresso a casa
rever-te nessa altivez
de milhafre ferido na asa

[refrão]

 

 A beleza da cidade do Porto nunca se vai perder!!! #FEELPORTUGAL #FEELPORTO #SENTEPORTUGAL #SENTEOPORTO #musicportugal