Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MUSICPORTUGAL

APOIAMOS O TALENTO NACIONAL! 🇵🇹

15.06.15

As audiências são muito importantes para a Televisão Portuguesa


Tiago Ferreira

Atualmente, para um canal ter sucesso no nosso país e em todo o mundo, é preciso ter programas de qualidade na sua grelha televisiva! Recentemente os três principais canais de televisão em Portugal, a RTP1, SIC e a TVI, fizeram umas pequenas alterações na sua grelha, principalmente, no horário nobre, devido à fraca audiência de alguns programas.

Na RTP1, a novela angolana “Jikulumessu” foi suspensa devido às baixas audiências, com cerca de 100 mil telespectadores por episódio, perdendo para as principais concorrentes “Poderosas” (SIC) e “Jardins Proibidos” (TVI). Para voltar ao crescimento das audiências nesse horário, algo que para o canal público de televisão portuguesa é muito díficil, decidiram estrear uma nova série “Agora a Sério” que se centra-se na redação do jornal diário Matutino e retrata o dia a dia de um grupo de jornalistas e conta a história de Bruno, um jovem que, como tantos outros, trabalha a recibo verde desde que concluiu o seu curso de Comunicação.

Na SIC as alterações também foram significativas. Antes do jornal da noite era emitida a novela "Alto Astral", mas que depois com o surgimento da nova novela brasileira "Babilónia" foi transferida para as 18h45, com uma duração por vezes de 15 a 25 minutos. A novela "Babilónia", bem como no Brasil, não tem agradado muito os telespectadores, sendo reconhecida em Portugal como a novela com baixas audiências. Assim, depois de ser encurtada esta semana, a novela passa a ser transmitida pelas 18H40 e “Alto Astral” passa a ter transmissão pelas 19H00, horário que em esteve ate abril. Outra das alterações também devido às fracas audiências, é do programa "E-Especial". Os responsáveis da SIC decidiram mudar a estratégia do programa, e apostar no programa novamente aos domingos, mas desta vez logo a seguir à serie juvenil "Violetta" e antes de "O Nosso Mundo".

A TVI também ficou para trás devido à questão das baixas audiências. As baixas audiências conquistadas pela série “Dr. House” levou a TVI a apostar na repetição do “Toda a Gente Me Diz Isso” frente à novela “Império” da SIC. Este formato terá ínicio pela meia-noite já a partir desta semana.

OPINIÃO: Sabe-se que a TVI e a SIC entram em quase "guerra" pela conquista das audiências, mas porquê a RTP1 não justificar o cancelamento da novela angolana no seu horário? Como canal público televisivo o dever não é preocuparem-se com as audiências, mas sim com a qualidade dos seus formatos.

Concluindo "As audiências são muito importantes para a Televisão Portuguesa" ;)

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.