Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MUSICPORTUGAL

Um novo conceito de Música I A new concept of Music

Porque comemos Bolas de Berlim na praia?

A história repete-se em quase todas as praias de Portugal e provavelmente poderá deixar muitos turistas e portugueses incrédulos... porque gostam os portugueses de comer bolas de berlim (um bolo pesado e frito) à beira-mar? Fui procurar a resposta na internet!

 

Antes de mais, sabias que os portugueses consomem em média, duzentas mil bolas de berlim por dia? É o terceiro bolo mais vendido no país, apenas ultrapassado pelos pastéis de nata e os croissants.

Dificilmente se sabe a origem deste hábito dos portugueses comerem bola de berlim na praia. A verdade é que as bolas de berlim são trazidas até nós num contexto de tranquilidade e muitas vezes de férias, não querendo arruinar o momento mágico que é comer uma bolinha com creme na praia, deitado na toalha, e de forma económica. Existe uma tese que defende que as bolas de berlim são um sucesso porque é um contraste do doce com o salgado. Ou seja, quando se tem a boca com sal depois de ter ido ao banho, sabe bem comer alguma coisa doce.

O próprio formato do doce é também um motivo... é fácil de se agarrar e comer na praia, e se por acaso nos sujarmos com o creme e o açúcar, sabemos que podemos ir logo ao banho.

 

A moda pegou e agora é tradição, mas antigamente só se vendiam bolas sem creme na praia, por uma questão de ser mais apropriado ao calor. Anos mais tarde, os vendedores começaram também a levar bolas com creme.

 

Noutros casos, no norte do país, também podemos encontrar nas praias, vendedores de bolachas americanas e batatas fritas artesanais, que são uma maravilha! Os gelados na praia já foram uma moda... agora come-se um gelado nas gelatarias perto das praias! Agora a moda das bolas de berlim é para continuar!

 

Depois de teres lido este artigo, imagino que agora te apeteçe comer uma bola de berlim... eu acredito, pois também fiquei com esse desejo!

 

bolasdeberlim.png